Atividades > SECUNDÁRIO
A atividade definida para o secundário tem por base a participação num projeto de Ciência Cidadã acerca do conhecimento da biodiversidade urbana local, com ênfase na classificação biológica e na conservação da natureza. Esta permite usufruir do contacto com a natureza e ao mesmo tempo tirar partido dos recursos tecnológicos, aumentando a literacia científica, ambiental e tecnológica dos alunos e promovendo uma maior proximidade destes ao mundo natural.
A sua implementação possibilita o desenvolvimento nos alunos de várias competências: pensamento crítico, resolução de problemas, raciocínio, partilha de experiências, criatividade, literacia e empatia ambiental, entre outras.
participar na
CIÊNCIA CIDADÃ
À PROCURA DA BIODIVERSIDADE URBANA LOCAL: CONHECER PARA PROTEGER (BioBlitz)
Objetivo
Nesta atividade pretende-se que os alunos apliquem conhecimentos sobre classificação e diversidade biológica, conservação da biodiversidade e preservação do meio ambiente; participem num projeto de
ciência cidadã, contribuindo para ampliar
o conhecimento científico; explorem um
espaço verde urbano, aliando a
componente tecnológico-científica ao contacto direto com a natureza local.
Dinâmica
Os alunos vão explorar um espaço verde urbano, através de uma aplicação móvel destinada sobretudo aos jovens *. Esta permite identificar fungos, plantas e animais, com recurso a tecnologia de reconhecimento de imagem a partir de uma fotografia tirada através de um dispositivo móvel (podendo a informação ficar disponível para ser usada em estudos científicos); aprender mais sobre as espécies observadas, nomeadamente a sua taxonomia, origem, distribuição e outras espécies semelhantes; e, participar em desafios dentro da própria aplicação.
No fim será lançado aos alunos um
desafio que revele a sua relação com
a natureza/biodiversidade local.
* criada pela equipa iNaturalist, numa
iniciativa California Academy of Sciences
e National Geographic Society
Materiais
Fornecidos pelo projeto: folha de registo. Adicional (dos alunos): telemóvel, com internet e aplicação móvel instalada.
Local
Num espaço verde urbano
(dentro ou fora da escola).
Periodicidade
Uma vez, em qualquer altura do ano letivo.
Duração
Ao critério do professor
(devendo incluir o tempo para os alunos responderem ao questionário do projeto
antes e depois da atividade - avaliação).
Notas adicionais
Esta atividade é implementada pelo/a professor(a) responsável pela disciplina de Biologia, com apoio prévio da investigadora (bióloga/educadora) responsável por este projeto, que fornecerá informações sobre a atividade, a utilização da aplicação móvel e indicações para o questionário aos alunos.
BioBlitz: percurso de observação da biodiversidade, com o objetivo de registar e identificar o maior número possível de espécies (fungos, plantas e animais) que existem num determinado local.
POSSIBILIDADE DE SER REALIZADA POR
ESCOLAS FORA DO CONCELHO DE LISBOA